Para quem não conhece, a Joy Division foi uma banda inglesa de pós-punk formada em 1976 que teve seu fim em 18 de Maio de 1980 após o suicídio do vocalista e guitarrista, Ian Curtis com apenas 23 anos. A banda também tinha como integrantes Bernard Sumner, Peter Hook (baixista e vocalista) e Stephen Morris (percursionista e baterista).
Com uma forte influência na cultura punk de 1977 misturado com conceitos artísticos, a banda misturava o rock underground com algumas nuances de experimentalismo e inovações eletrônicas.
Seu som tinha influências de The Doors, Velvet Underground, David Bowie, Sex Pistols e Iggy Pop. As melodias eram densas e bastante marcadas pela bateria quase "militar" de Stephen Morris, e uma tendência para a depressão e a claustrofobia. As letras obscuras e extremamente poéticas de Ian Curtis se tornaram uma característica marcante do grupo, assim como seu vocal em barítono.
Após o término da banda, os membros remanescentes do Joy Division formaram a banda New Order. Mas um fato curioso é que a banda havia feito um acordo de não continuar se um dos membros deixasse a banda ou morresse. Perante a isso não faço questão alguma de ouvir New Order.
Eu conheci Joy Division pela indicação de um antigo professor de filosofia, e me apaixonei pelo som.
Pra conhecer mais, vale a pena também assistir ao ótimo filme britânico, Control, que conta sobre a vida e a morte de Ian Curtis.
__________________________________________________________
Antes de baixar ouça a excepcional música, 'Love Will Tear Us Apart':
Álbuns de estúdio da banda:
Álbuns de estúdio da banda:
Unknown Pleasures, 1979 → Download
Closer, 1980 → Download
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar, só assim poderei saber como vocês estão recebendo as postagens do blog. ;-]