segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Adje van den Berg e Suas Origens


Tudo começou em 1981, Van den Berg trabalhou com o vocalista Jos Veldhuizen, o baixista Griff "Studly" McGrath, e o  baterista Bico De Gooijer em uma banda chamada Teaser. Essa formação não durou muito tempo, e então Van den Berg contratatou Bert Heerink (vocal), Dick Kemper (baixo) e Jos Zoomer (bateria). Com esta formação, Teaser gravou uma demo que pousou sobre a mesa do jornalista Kees Baars. Baars ofereceu para gerir o grupo, e contratou a banda pela Atlantic Records, nos EUA
Seu álbum homônimo de estréia foi gravado no estúdio do ex-guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, Sol Studios, e em 1983 seu primeiro single "Burning Heart" alcançou a posição #39 no Billboard Hot 100 charts EUA. Vandenberg visitou os EUA como atração de abertura para Ozzy Osbourne e KISS, e excursionou no Japão de forma independente em 1984. "Different Worlds" do segundo álbum 'Heading For A Storm' também fez sucesso, mas não tanto como "Burning Heart".
Alibi, terceiro álbum da banda, foi gravado na Holanda, produzido por Jaap Eggermont, gerente do Golden Earring. O álbum não atingiu as paradas, e não muito tempo depois, o vocalista Heerink se separou da banda. Demos com o novo vocalista Peter Struyk não foram bem recebidas pela gravadora.
Nessa época, Van den Berg (que muitas vezes usa uma versão da língua inglesa de seu nome holandês: Adrian Vandenberg) desempenhou como solista convidado em um álbum de Whitesnake, e em 1987 o vocalista David Coverdale (Whitesnake) pediu-lhe para se juntar a banda permanentemente. Como a banda 'Vandenberg' não valia mais nada, o guitarrista aceitou o convite.
Os outros membros da 'Vandenberg' também começaram ou juntaram-se à outros projetos.

Em 2004 houve uma reunião da 'Vandenberg', e eles lançaram um CD duplo The Definitive Vandenberg, uma compilação das melhores canções da banda e com uma versão recém-gravada de "Burning Heart". Em janeiro de 2005 a banda lançou um DVD com imagens de um concerto de Tóquio realizado em 1984.
Em 1982, Van den Berg fez um teste para o Thin Lizzy - sem sucesso. De acordo com Van den Berg, em uma entrevista de 2004 para a revista holandesa de hard-rock/metal "Aardschok", ele mesmo decidiu sair dessa, depois de perceber o uso de várias drogas pesadas entre os membros da Thin Lizzy.
A banda fazia um ótimo som, Vandenberg é um excelente guitarrista quem ainda não conhecia fica mais essa dica. 
Um vídeo pra vocês sentirem o gosto, da banda tocando o single de maior sucesso 'Burning Heart':

Pra quem se interessar segue uns links:

1978 - TeaserDownload
1982 - VandenbergDownload
1983 - Heading for a StormDownload
1985 - AlibiDownload


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar, só assim poderei saber como vocês estão recebendo as postagens do blog. ;-]