quarta-feira, 13 de junho de 2012

Evile - Puro Thrash Metal


Evile é uma banda de thrash metal de Huddersfield, West Yorkshire, no Reino Unido. O som é influenciado principalmente pelo thrash metal clássico, citando bandas como Overkill, Metallica, Megadeth, Slayer, Exodus, Testament, Annihilator, Nevermore, Pantera, Sepultura e, embora eles também são influenciados por bandas de death metal como Obituary. Digamos que tocam algo tirado do melhor do "Big Four of Thrash".

Tudo começou em 2000, os ex-amigos de escola Matt Drake e Ben Carter reuniram-se ao longo de um amor mútuo por thrash metal e heavy metal e formaram uma banda cover chamada Metal Militia (que tocava principalmente clássicos do Metallica) Então Drake Ol, irmão de Matt, passou a ser o guitarrista, e depois Mike Alexander, baixista nascido em Londres, respondeu ao anúncio da banda em uma loja local de guitarras à procura de um baixista influenciado por bandas como Metallica, Sepultura e Testament, a formação estava completa.

 Em 2004, a banda deixou de tocar covers e dedicou seu tempo para escrever material próprio. Logo depois, eles independente gravaram e lançaram dois EPs, em quantidades limitadas (250-500 unidades): "All Hallows Eve EP" (2004) e "Demo Hell" (2006). Evile excursionou extensivamente em todo o Reino Unido (2004-2006) e Holanda (2006) e eventualmente, assinou contrato com a Earache Records. 
Embora a gravadora tinha recebido o "Demo Hell" da banda, foi depois que o chefe do selo, Digby Pearson testemunhou um show do Evile no Bloodstock Open Air em 2006 que entrou em contato com a banda e eles assinaram com a etiqueta. 

Em uma entrevista Matt Drake disse que a banda originalmente deveria se chamar "Exile", 
mas havia "um milhão de outras bandas que se chamavam assim" até que o "X" no nome da banda foi mudado para um "V", e a banda se tornou conhecida como Evile.


O álbum de estreia, "Enter the Grave", foi produzido por Flemming Rasmussen no estúdio Sweet Silence em Copenhague, na Dinamarca e foi lançado mundialmente em 2007 pela Earache Records para a aclamação dos fãs e críticos. Seu segundo álbum, "Infected Nations", foi lançado em 21 de setembro de 2009. É literalmente um álbum a meio termo onde a banda parece estar se familiarizando com o som que faz. Foi produzido por Russ Russell, com arte de Michael Whelan. 


Em 6 de Outubro de 2009, o Evile divulgou um comunicado que abalou a todos: Mike Alexander, o baixista da banda havia falecido. Ele morreu em Luleå, Suécia, em 5 de outubro de 2009, durante uma turnê européia em apoio do seu último álbum então lançado, vítima de uma embolia pulmonar, um coágulo de sangue nos pulmões.
Os membros da banda, Matt Drake, Ol Drake e Ben Carter deixaram a seguinte declaração:

"É tão difícil encontrarmos as palavras para expressar totalmete o que estamos sentindo. Não podemos acreditar ou aceitar o que aconteceu. Num minuto estávamos falando com nosso amigo, Mike, e já a partir do minuto seguinte nunca mais poderemos falar com ele novamente. Há tantas coisas passando pelas nossas cabeças que nós gostaríamos de dizer, fazer e sentir. Nós ainda esperamos que ele apareça na esquina e chame-nos de 'dickheads'. Não conseguimos assimilar o que aconteceu. Nos chateia demais o fato dele estar afastado de sua família quando isto aconteceu, embora conhecendo Mike, estamos pelo menos orgulhosos que ele estava em turnê, fazendo o que ele amava. Não temos palavras. Estamos sentido muito a falta dele. Ele era um cabeça dura mas gente boa, que amava a música e sua família. Guardamos muitas lembranças de momentos ao lado dele. Nossos corações estão com sua filha, a família e amigos neste momento trágico e difícil.

Mike é muito amado e faz muita falta.
Descanse em paz, irmão!"

Ele foi substituído 2 meses mais tarde pelo ex-baixista do Rise, Joel Graham e a banda prosseguiu o trabalho de produção de mais um álbum.

Em maio de 2011, Evile anunciou que iria prestar homenagem ao seu companheiro de banda falecido, Mike Alexander, no mais recente álbum. A faixa foi intitulada "In Memoriam".

Enfim, o terceiro e atual álbum de estúdio da banda se chama "Five Serpent's Teeth" e foi lançado em 26 de setembro de 2011, também pela Earache Records. Esse considerem o ápice da banda. O álbum é meio que uma junção dos dois anteriores só que com uma pegada mais direta. Matt Drake assume ainda mais a sua influência de James Hetfield e o álbum lembra muito algo feito pelo Metallica digamos em seus tempos mais gloriosos.
 Canções como "Cult" e "Eternal Empire" são pesadas e destruidoras, na minha opinião talvez possam e devam ser consideradas algo do melhor tratando-se de thrash metal feito nos últimos tempos.

No começo deste mês, a banda divulgou o vídeo da música "In Memoriam" dedicada a Mike Alexander. Assista abaixo:


Veja outros vídeos oficiais da banda:


"Cult", do Five Serpent's Teeth.

"Infected Nations" do Infected Nations

"Thrasher" do Enter the Grave

Um comentário:

Não deixe de comentar, só assim poderei saber como vocês estão recebendo as postagens do blog. ;-]